Buscar

A necessidade de investir em educação é um tema comum. Mas, como investir?

Atualizado: 5 de jul.

Em 2020, a Tr3s fez uma parceria com a Fundação Itaú Social para identificar soluções em gestão da educação


Poucas pessoas talvez ainda questionem a necessidade de investir em educação. No entanto, determinadas pautas têm pouca repercussão, como os investimentos no planejamento e gestão, que aparecem menos para o público do que a construção de escolas ou a aquisição de materiais pedagógicos de última geração.


A Fundação Itaú Social, cliente da Tr3s, compartilha a ideia de que é preciso fortalecer também a forma como se administra essa área tão importante. Por isso, em 2020, a instituição quis identificar formas de ampliar sua assistência aos municípios na área da educação, buscando a Tr3s para entender a disponibilidade e os usos atuais de sistemas de gestão em educação.


A consultoria trouxe um estudo bibliográfico detalhado, com algumas dezenas de fontes, sobre a aplicação de sistemas informatizados na educação do país. Além disso, ouviu as prefeituras paulistas de Itapevi, Suzano e Votuporanga e também a Secretaria da Educação do Estado de Pernambuco, que colaboraram com o que já realizavam do ponto de vista de tecnologia da informação, integração de sistemas, treinamentos, etc.


Com essa base, foi possível sintetizar as reais oportunidades do terceiro setor em aprimorar o entendimento de dados e uso dos sistemas de informática geridos pelo Estado e em como fortalecer essa conexão, apesar dos desafios técnicos e financeiros, fortificando toda uma cadeia de colaboração e, consequentemente, melhorando o futuro de muitos brasileiros.




17 visualizações0 comentário