Buscar

Avaliação de ferramentas de gestão: conheça o Conviva Educação e o seu potencial para os municípios

Tr3s avaliou a efetividade da ferramenta de transporte escolar no Conviva e identificou ganhos reais e oportunidades de melhoria


Quem acompanha o blog, sabe. No início de julho, falamos sobre os desafios da gestão da educação no Brasil (clique aqui), sinalizando que, além de recursos limitados, os municípios enfrentam as “dificuldades invisíveis”, que envolvem questões de planejamento, infraestrutura administrativa, etc.


Foi neste sentido que a Tr3s se engajou em apoiar iniciativas que buscavam definir métricas e estratégias de aprimoramento desse gerenciamento educacional, e também em ferramentas de administração do setor, como o Conviva (veja aqui matéria que fizemos sobre o assunto).


Ele facilita a rotina de gestores e auxilia nos processos de organização, qualidade dos serviços, economia, entre outros temas, e foi desenvolvido em parceria entre o Instituto Natura (cliente da Tr3s), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outros parceiros do investimento social privado.


Em 2018, os responsáveis pelo projeto observaram a necessidade de avaliar a efetividade da plataforma, em especial na gestão do transporte escolar. E é aí que a Tr3s atua.


A consultoria foi a campo e visitou municípios em quatro estados (Rio de Janeiro, Tocantins, Rio Grande de Sul e Pernambuco), além de fazer entrevistas com os representantes dos locais que utilizavam o sistema, constatando que:


> 60% dos municípios pesquisados relataram mudança na gestão do transporte escolar a partir da ferramentas;


> 56% notaram melhorias na gestão do transporte escolar, com rotas mais rápidas, seguras e econômicas, trazendo uma potencial economia de recursos.


Boas ideias podem dar origem a bons projetos sociais, mas apenas pesquisas sérias e bem fundamentadas apontam a relevância do impacto que eles têm na vida das pessoas.


Conheça mais sobre o Conviva aqui.


Foto de divulgação: site Gove.


3 visualizações0 comentário