Buscar

Nova seção: Tr3s dicas culturais

Eu ouvi indicação cultural? Isso mesmo. A partir desta semana inauguramos uma nova seção no nosso blog: Tr3s dicas culturais!🎬📕🎧


Vale trazer que a nossa atuação é pautada pela busca em contribuir para o desenvolvimento social. Por isso, periodicamente, traremos essas dicas para apoiar nossos leitores no entendimento de questões sociais contemporâneas e, por muitas vezes, complexas.


Separe a pipoca e venha conferir as indicações desta semana! 🍿


1. Filme: Eu, Daniel Blake


Ano: 2016


Direção: Ken Loach


O filme conta a história de Daniel Blake, um senhor que se vê obrigado a se afastar do trabalho após sofrer uma parada cardíaca. A história narra as dificuldades de Blake para acessar seus direitos sociais junto ao governo britânico. No meio da burocracia que quase o leva à loucura, ele conhece uma mãe solteira na mesma situação e eles desenvolvem uma forte amizade.


“Eu, Daniel Blake” é uma forte crítica ao modelo neoliberal de gestão da questão social, na qual uma burocracia, por vezes privatizada, se especializou em construir barreiras que dificultam que as pessoas tenham acesso aos seus direitos.



Cena de "Eu, Daniel Blake", do diretor Ken Loach - Imagem: Reprodução


Disponível também nas plataformas: Globoplay e Prime Vídeo.


2. Livro: Ao Brasil, Com Amor


Ano: 2022


Autores: Jamil Chade e Juliana Monteiro


Editora Autêntica


"Ao Brasil, com Amor" é um livro organizado a partir da troca de cartas entre duas pessoas nascidas no Brasil e que vivem na Europa atualmente. Os jornalistas, mais que emissores e receptores, tornam-se cronistas contando a nossa história mais recente – como a COVID-19, Guerra na Ucrânia, crises políticas, econômicas, humanitárias, etc.


Esta é uma obra fundamental para interpretar a nossa contemporaneidade social e, ao mesmo tempo, um primor em qualidade de texto e construção narrativa.



Os preços variam de R$40 a R$60, em diferentes sites.


3. Podcast: Projeto Querino


Idealização, coordenação e pesquisa: Tiago Rogero, Rádio Novelo e Revista Piauí


O projeto Querino reconta a história do Brasil, mas de um ângulo diferente do que estamos acostumados a ler e ouvir. A perspectiva do podcast é a centralidade dos negros e negras para a formação do Brasil atual.


As histórias de luta, opressão, reivindicação e contribuição para a construção da cultura, da economia e da política brasileira perpassam os oito episódios da série. Como diz o samba-enredo da Mangueira de 2019: "Tem sangue retinto pisado atrás do herói emoldurado" e precisamos falar disso.






O podcast está disponível nos principais tocadores. Vem saber mais no site: https://projetoquerino.com.br/podcast/


2 visualizações0 comentário