top of page
Buscar

Alumínio 50 anos: o case de uma cidade que busca sua sustentabilidade

Atualizado: 1 de ago. de 2022

Projeto tem apoio da Tr3s e iniciativas de empresas de renome como Instituto Votorantim, BNDES e Companhia Brasileira de Alumínio


É possível planejar o futuro de uma cidade de forma técnica e participativa com foco no desenvolvimento sustentável, na redução das desigualdades e na promoção da cidadania? Sim. Esse foi o desafio que a Tr3s topou ao colaborar com o projeto “Alumínio 50 anos”.


Em 2043, o município de Alumínio, localizado na região metropolitana de Sorocaba (SP), completará seu cinquentenário e a cidade já começou a pensar - e agir - para chegar lá da melhor maneira possível.




Por isso, a Tr3s está à frente de um planejamento estratégico participativo e também organizou um plano com objetivos, metas e diretrizes de atuação de curto, médio e longo prazo, com foco em iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O "Alumínio 50 anos" foi estruturado em torno de 8 eixos temáticos, 43 objetivos estratégicos, 95 indicadores e 288 linhas de ação.


Ao longo de 18 meses, foram mobilizados mais de 1.700 aluminenses (cerca de 10% da população local). Todos puderam dar suas contribuições de forma presencial ou virtual a respeito da cidade que sonham construir.


O projeto conta com o apoio do Instituto Votorantim, da CBA - Companhia Brasileira de Alumínio e do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, que acreditam no crescimento sustentável de Alumínio.


Em 2022, o Grupo Gestor - formado por diversos segmentos da sociedade local - priorizou dar mais visibilidade a dois temas ligados à identidade da cidade: Cultura e a Represa de Itupararanga.


O Grupo está aberto a quem se interessar e suas reuniões ocorrem na última quinta-feira de cada mês, no CVA - Centro de Vivência Ambiental de Alumínio, sempre às 18h30.


Clique aqui para fazer dowload do Plano.


Segundo o sócio da Tr3s, Luís Campos, a expectativa é que o Plano Estratégico desperte o desejo da população de colaborar com o futuro da cidade e funcione como um guia para as próximas gestões da cidade. “Esperamos que o documento possa fomentar debates e nortear as discussões sobre os próximos anos de Alumínio”, finaliza.


Conte com a Tr3s para criar um plano estratégico da sua instituição.



51 visualizações0 comentário
bottom of page