top of page
Buscar

Tr3s coisas que você precisa saber sobre… o SUS

Você pode até não saber, mas com certeza o SUS está presente no seu dia a dia de alguma forma. Na vacinação, na vigilância sanitária ou na realização de consultas, exames ou cirurgias, todos nós recorremos a ele em algum momento.


Amado por uns, criticado por outros, o Sistema Único de Saúde é uma política pública em permanente construção e aprimoramento.


No conteúdo de hoje vamos te contar Tr3s coisas que você precisa saber sobre… o SUS. Vem conferir!


1. Maior sistema de saúde do mundo


O SUS é o maior sistema público de saúde do mundo e, como dissemos no início, ele atende os mais de 210 milhões de brasileiros de forma totalmente gratuita. Atualmente, cerca de 80% da nossa população depende exclusivamente dele para tratar da saúde.


Previsto na nossa Constituição Federal de 1988, graças a pressão e movimentos sociais, o SUS foi regulamentado pela lei 8080, no dia 19 de setembro de 1990. Antes disso, quem não tinha plano de saúde precisava contar com atendimento em Santas Casas e hospitais filantrópicos ou arcar por conta própria com as despesas médicas.


Já pensou como teria sido ainda mais grave a pandemia de Covid-19 se não tivéssemos o SUS?


2. Programas relacionados à saúde mental


Segundo diversos especialistas, a depressão é o "mal do século" e quase um bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, a saúde mental é também uma preocupação do SUS, em suas diversas dimensões. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) é composta por serviços e equipamentos variados, que atuam de forma integrada e complementar.


Das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), passando pelos 2,8 mil Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) espalhados pelo país, pelos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) até Hospitais Especializados em Psiquiatria, o SUS busca oferecer cuidado e atendimento para todas as pessoas com transtornos mentais e/ou com problemas decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.


3. O SUS também atua por meio de parcerias público privadas


Dentro do Sistema Único de Saúde, o setor privado também tem um papel a cumprir. Este papel deve complementar os serviços oferecidos diretamente pelo Estado. Neste sentido, a iniciativa privada pode ser chamada a atuar na área da saúde pública, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.


A tr3s Consultoria Social já atuou nessa área dando apoio a projetos vinculados ao PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), oferecendo cursos de capacitação para gestores ou avaliando o resultado de projetos desenvolvidos em parceria entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), cliente da Tr3s, e o Ministério da Saúde e o CONASEMS (Conselhos Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), como mencionado neste post aqui.

Por isso, é tão importante que estejamos unidos na valorização do SUS.



Você sabia de todas essas informações? Quer sugerir alguma pauta? escreve para a gente nos comentários!

1 visualização0 comentário
bottom of page