top of page
Buscar

Tr3s Dicas Culturais - Identidade Negra

Vamos de indicação cultural hoje?


Este conteúdo é especial e referente ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20. A data é importantíssima para mergulharmos no entendimento sobre a inserção da pessoa negra na sociedade brasileira, seus elementos e cultura, trazendo reflexões profundas sobre apagamento histórico e resgate da identidade.


Por isso, nossas indicações também serão especiais. A primeira delas é o livro “Quando me descobri negra”, da Bianca Santana, publicado pela editora SESI-SP. Ele traz 28 relatos sobre o momento em que pessoas se descobriram negras e os impactos deste reconhecimento. Você o encontra em sites por um preço que varia de R$20 a R$30.



E para seguir com a nossa lista, pegue a pipoca e separe seu tempo:


Besouro, o filme

Ano: 2009

Direção: João Daniel Tikhomiroff


Produção brasileira que fala sobre capoeira, religião e as dificuldades encontradas no Brasil pós-abolição, contando a história de Manuel Henrique, conhecido como o capoeirista Besouro, herói da tradição negra brasileira pela luta em favor dos ex-escravos.


Onde encontrar: Youtube



Por fim, já ouviu falar no Sarau Cooperifa?

Foi criado em 2001 pelo poeta brasileiro Sergio Vaz e pelo jornalista e escritor Marco Pezão (em memória). Geralmente, acontece semanalmente na rua Bartolomeu dos Santos, 797 – Jd.Guarujá – SP e é referência na poesia periférica.


Instagram: @cooperifa.oficial






1 visualização0 comentário
bottom of page