top of page
Buscar

Como estabelecer uma visão de sucesso na gestão da educação?

É possível ter indicadores assertivos para que o Terceiro Setor trabalhe em cocriação com estados e municípios?


O ambientalista Paul Hawken dizia que uma boa gestão é “a arte de tornar os problemas tão interessantes e suas soluções tão construtivas que todos vão querer trabalhar e lidar com eles”. Mas, como medimos objetivamente a qualidade dessa gestão? Quais são esses problemas? Como desenvolver soluções construtivas? Sim, há muitas perguntas e ainda mais respostas.

A área da Educação no país é complexa. Minimamente, é preciso estar em linha com o uso correto de recursos e investimentos, e ter parâmetros para se chegar a um gerenciamento adequado dos recursos disponíveis. E é isso que a Tr3s, constantemente, discute e propõe aos seus clientes.

Não há uma fórmula mágica, mas é possível entender o contexto, construir parâmetros e criar indicadores e estratégias para tornar esse processo mais ágil para as empresas que buscam apoiar o setor público neste desafio, como no caso da Fundação Itaú (veja aqui), e do Instituto Natura (IN), case que vamos explicar, abaixo.

O que foi realizado?

Entre 2021 e 2022, a consultoria construiu uma "visão de sucesso" para a gestão estadual e municipal da Educação, e desenvolveu indicadores para medir o nível dessa qualidade frente a essa visão.

E depois?

A Tr3s realizou o detalhamento desta proposta em macroestratégias, sinalizando como o IN e seus parceiros do Educação Já poderiam apoiar os governos locais para que eles possam alcançar esse padrão.

Foram seis áreas apontadas na macroestratégia, desde o planejamento e orçamento, até o detalhamento da gestão de recursos humanos e articulação federativa.

Vale lembrar que…

Uma gestão eficiente na educação e em outros setores assegura o bom uso do dinheiro público e traz conexões capazes de oferecer uma visão estratégica e de longo prazo não só para os governos, mas também à sociedade. Além disso, aponta caminhos que buscam o equilíbrio e o crescimento constante, importante para alavancar os desafios do presente e os que estão por vir.


11 visualizações0 comentário
bottom of page